sometimes i sit and think. sometimes i just sit.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Momentos que valem à pena.

Hoje foi um dia inesquecível..

Lembro que na primeira postagem do ano que fiz no antigo Purgatoryin, afirmei que sentia o ano de 2008 - então prestes a começar - como um período decisivo em minha vida.
Felizmente, não me enganei. Agora pareço ter encontrado um foco - estou mais maduro e decidido do que quero de profissão. Além disso, muitas das preocupações tolas foram embora - e estou investindo mais em mim mesmo, pensando mais no meu eu.

Hoje - ah, hoje!
.. Foi a prova de recuperação de química, e o desespero foi total. Creio que 62 alunos ficaram com a média abaixo de 6 - portanto, precisando de muito sucesso nessa prova. Almocei correndo e voltei pra escola, querendo estudar um pouco com uns amigos.

Quando os encontrei, numa mesa redonda e grande de ladrinho, debaixo de um toldo azul que proporcionava uma luz artificial, eu me senti como que num sonho. Já pelo ambiente - e porque das inúmeras pessoas que estavam sentadas, todas estavam tão bem!
Não sei se pelo desespero (o que seria ironicamente cômico) de querer se dar bem, mas o grupo que estava sentado - rindo, se divertindo - pareceu, naqueles poucos minutos, preciosos instantes, únicas imagens, esquecer de todas as desavenças e preconceitos.
A grande maioria foi a que nós chamamos de 'grupo de lá' (nossa turma é divida em dois). E com algumas pessoas do 'lado de cá' e outras de outras turmas, foi algo memorável.

Pareciamos nus, e desarmados - e crianças. Me senti numa longínqua quarta série, quando todos se davam bem e eram unidos. Hoje, quando todos já estão (teoricamente) preocupados com seus próprios problemas e sucesso acadêmico, e um grupo de amigos definido, cada vez mais nos distanciamos - afinal, as relações entre adultos são mais complicadas e improváveis do que aquelas entre crianças.
Mas naqueles curtos minutos, talvez unidos por uma necessidade comum, em que qualquer ajuda era válida - o que levava a cada um recorrer a outro em busca de esclarecimentos da matéria - todos pareceram puros, bons, brincalhões.

Além disso, uma pessoa que não falava comigo há anos - e que no entanto é da minha sala - surpreendentemente voltou a falar, descontraidamente.

São momentos assim que fazem a vida valer à pena.
Aliás, o que nos faz ter vontade de viver são esses atos, momentos e gestos - um elogio de quem você ama, a compreensão de quem você precisa, a atitude inesperadamente positiva de alguém, um momento de estudo entre colegas repelidos. Disso e mais aqueles instantes que fazem parecer a vida tão simples, tão fácil.

3 comentários:

Arthur disse...

Acho que você sintetizou textualmente tudo que eu pensei e senti sobre hoje. :)

Isso é lindo!

Faber disse...

Uma vez escrevi, acho que no rascunho antigo (weblogger), sobre felicidade. Eu assiti a um filme que já não lembro qual era em que a personagem dizia que levou a vida inteira tentando chegar até a felicidade para só então se dar conta de que a felicidade não é um lugar aonde se chega, mas um momento que se sente. Momentos como estes que você descreveu.

Gabriella Orlani disse...

São momentos únicos assim que fazerm uma tardezinha de estudo valer a pena. Demostra que a sala ou qualquer outra coisa pode ser dividida em dois, tres ou quatro, mas que na hora que o "bicho pega" tá todo mundo junto se ajudando, e isso é bem típico de scm. Apesar dos títulos que metade dos alunos levam de seus supostos amigos, quando um precisa, aparecem 10 pra ajudar.
Voce me passou exatamente o que sentiu nessa hora e eu não vejo o dia de voltar pra lá!
um beijo