sometimes i sit and think. sometimes i just sit.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

URGENTE, CLASSE MÉDIA CRESCEU!

Ok.
Intrigado pelo resultado da pesquisa da FGV, resolvi procurar então qual é a definição de Classe Média. Quanto ela ganha.
O fato de ser considerado um pequeno-burguês aquele que ganha entre 1.065 e 4.591 justifica o dado divulgado, de que agora 52% dos brasileiros são de classe média.

Ok.
Creio que daqui a alguns anos, seremos 100% da população!!!
Já imaginou?
Brasil país de primeiro mundo, nenhum pobre. Isso, claro, se quem ganha três salários mínimos, HOJE, já é parte da fatia privilegiada da população.

E os custo-benefícios?
Relativizando esse conceito, peguemos o preço dos shows no nosso País Tropical, como exemplo. O ingresso do Michael Bublé em SP vai custar mil reais. O Tim Festival, como sempre, não deve sair por menos de 150 reais (ano passado foi 180). Levando em conta que, como é um festival, vêem várias bandas, então se alguém quiser assistir dois shows, vai ter de pagar uns.. 360 reais. Porque, você vê, no nosso Brasil é tudo muito bem pensado!

O Rio de Janeiro é a cidade mais cara de toda a América. Mais que Manhattan, Toronto, Ottawa, Vancouver, California, todas. É tão cara quanto Barcelona. É a 37ª mais cara do mundo.
Vale à pena?

Ok.
Ela é cara, mas o povo é majoritariamente de classe mediana! O que você, de Classe Média, faz com 1065 reais? Oras, muita coisa. Paga uma escola particular no Rio, que gira em torno de.. 80% do seu salário? Beleza.
A Classe Média, tão crucificada Classe Média, é quem move nosso ilustre país. Os shows e programas culturais são dirigidas à ela; é quem paga pela diversão. Mas duvido essa classe média pagar 20 reais num ingresso de cinema. Ou, um exemplo mais concreto, mil reais num show.

Sem falar na Elite Pensante. A Elite, tão crucificada (massacrada, assim como a Mídia e a Classe Média, como se elas fossem as culpadas pela merda em que a gente vive), corresponderia àquela massa pequena que reivindica por seus direitos. Quase todas as revoluções na História foram lideradas por ela. A massa pobre em poucos casos lutou por suas causas.
Misturar num conceito quase que exclusivo uma massa enorme da população que não lê, não entende, não sabe, não ouve, é patético. Ridículo.

Pra quem quiser:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI10070-15228,00-A+NOVA+CLASSE+MEDIA+DO+BRASIL.html
Ok.
Não vou me estressar.
Esqueço que é só no Brasil que temos o Muito Pobre, o Médio Pobre, o Pouco Pobre, o Pobre, o Médio, o Baixo Médio, o Médio Médio, o Alto Médio, o Rico, o Pouco Rico, o Muito Rico. As classes A, B, C, D, E, F, G, H, I.

Tá foda. Nem estabelecer um conceito de riqueza o povo consegue.

3 comentários:

Faber disse...

Senti que, assim meio de leve, você está culpando os pobres por serem pobres e continuarem pobres. Li errado? Que eles ao invés de irem à luta, conquistam direitos às custas da elite que, pobrezinha, vai à luta pelos direitos dos pobres. Li errado?

Fora isso, concordo com tudo. É revoltante quando se percebe que não é a realidade que muda e se reflete nas estatísticas. São as metodologias estatísticas que mudam para refletirem a realidade que os estatísticos querem que elas reflitam.

Eu tenho um vídeo, qualquer dia levo num pendrive pra você, que é um cara cantando uma música muito interessante. O nome da música é classe média. Será que tem na internet? Vou procurar e te falo. Eu mudaria o nome da música por Classe Mérdia.

Faber disse...

Rá! Achei. Tá no Youtube, pra variar. Será que tem aula minha no youtube?

http://www.youtube.com/watch?v=KfTovA3qGCs

Arthur disse...

Concordo plenamente com tudo, incluindo a parte dos pobres, afinal em si num precisa de muita massa cinzenta pra se revoltar, é um dos instintos primordiais, o da luta.

Por mais que eu concorde que a educação é extremamente necessária para se chegar a algum lugar eu tenho tambem que concordar que a educação sem algumas xicaras de raiva, no brasil, não adianta de nada!